topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » Visita Autárquica Micaelense a Toronto

Visita Autárquica Micaelense a Toronto

Textos e Fotos: Avelino Teixeira
Adiaspora.com

 

A Dra. Berta Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, S. Miguel Açores, esteve em Toronto, na companhia de seu marido Dr. Leonel Cabral e do Vereador José Andrade, para participar nas Festas de Nossa Senhora da Luz, realizadas na Paróquia de S. Mateus, nos dias 3, 4, 5 e 6 de Setembro de 2010.

Durante a sua estada em Toronto, a simpática e dinâmica Autarca quiz encontrar-se com a Comunicação Social desta cidade. Para que tal fosse possível, o jovem cantor Tony Câmara coordenou uma Conferência de Imprensa levada a efeito no dia 2 de Setembro no restaurante Ilhas de Bruma da Casa dos Açores do Ontário, sita no 1136 da College St.

Estiveram presentes vários orgãos da Comunicação Social entre eles o Director deste portal José Ferreira.

Da esquerda para a direita: Carlos Botelho, Dra Berta Cabral,
José Bettencourt e Tony Câmara

Carlos Botelho, Presidente do Eexecutivo daquela Associação, iníciou a referida conferência dando as boas vindas à Dra Berta Cabral, líder do P.S.D. dos Açores, agradecendo a sua presença, mais uma vez, entre os açoreanos a viver em Toronto. Agradeceu depois ao Tony Câmara pela sua ajuda na organização daquela conferência que prosseguiu com as palavras do Presidente da Comissão de Festas da Senhora Da Luz, José Bettencourt, natural da Ilha Graciosa. Este, por sua vez, agradeceu à Dra Berta Cabral por ter aceite o convite que lhe fôra endereçado para participar nas festas da Senhora da Luz, aludiu ao extenso programa das festas e apelou para que todos os portugueses assistissem às referidas festas.

Ouviu-se depois Tony Câmara que começou por agradecer também a presença da Dra Berta Cabral, e a Carlos Botelho por ter facultado o uso do restaurante Ilhas de Bruma.

Por último, assistiu-se ao verdadeiro e eloquente depoimento da Dra Berta Cabral através do qual ela deixou transparecer, nitidamente, o seu encanto em participar nos eventos de ordem religiosa, como é o caso da Senhora da Luz, nunca se refutando, disse, aos convites que lhe são endereçados semana após semana para assistir aos mesmos, durante todo o ano, mas muito principalmente na época de Verão. Mesmo que não seja convidada, disse, “faço o possível para assistir às procissões que se realizam nas 24 freguesias da Ilha de São Miguel. É através das quais que tenho uma maior oprtunidade para me encontrar com os membros da edilidade, e não só, para melhor me inteirar dos seus problemas e necessidades. É por tal razão que sempre que me é dada a oportunidade de visitar a Diáspora Portuguesa, faço questão de visitar as suas diferentes instituições nomeadamente as casas dos Açores”. E disse: “antes de vir aqui passei pela Casa dos Açores em Montreal. É necessário manter uma boa relação política e económica entre os sócios destas casas e os Açores”. Referiu-se à Casa dos Azores do Ontário como sendo um local por excelência da qual todos os açoreanos se devem sentir regozijosos. Referiu-se ao Arquipélago dos Açores como sendo pertença não só dos que lá vivem mas também dos que se encontram vivendo algures no estrangeiro ou em qualquer outra parte de Portugal. “Os Açores somos todos nós; disse”.

Da esquerda para a direita: Carlos Botelho, Aguinaldo Garcia e Dra Berta Cabral

Em entrevista concedida ao autor desta reportagem, quando indagada sobre a possibilidade de de se vir a candidatar à Presidência do Governo Regional dos Açores, e formar governo, o que faria para solucionar, de uma forma mais construtiva frutífera e adequada, a situação dos deportados, disse: “Não há dúvida nemhuma que esse assunto requer um maior esforço político de ambos os lados. E acrescentou: Ninguém deve prevaricar mas se o fizer tem que ser castigado. Os deportados, se de facto infrigiram a lei dos países onde vivem, devem ser castigados mas deixados juntos das famílias. Em vez disso, são mandados para os países de origem de seus pais sem na maioria dos casos saberem falar português. É impossível dar-se-lhes uma possibilidade de rehabilitação e recuperação apropriadas e por tal razão eles lá vão dificilmente se integrando na sociedade onde vivem mas sem um futuro promissor. Por isso mesmo a deportação desses indivíduos dever merecer uma maior atenção política e uma solução mais apropriada”.

A Dra Berta Cabral, tal como um bom vendedor deve proceder, referiu ao grande potencial turístico dos Açores e aos pacotes que são criados para que as segundas e terceiras gerações os possam visitar. Disse ainda ser imperativo que se divulgue a grande potencialidade turística do Arquipélago Açoreano se bem que acentuando, talvez impensadamente, a beleza lindíssima e muito rara da sua Ilha, com seu ambiente agradável, agricultura do ananaz e não só, agro-pequária, plantações de Tabaco e muitas outras indústrias e empresas cujas podem ser visitadas pelos turistas.
Por fim, agradeceu ao Tony Câmara pelo seu apoio e coordenação da conferência de imprensa em questão e logo se colocou à disposição de quem quisesse fazer alguma pergunta.

Reverndo ALberto Cunha

O Reverendo Alberto Cunha não exitou e fez questão de deixar saber que em 1963, aquando de uma visita à Ilha de S. Miguel, havia feito questão para que os Açores tivessem uma maior representatividade em Toronto pelo facto de ser um arquipélago com grande potencialidade tanto nos campos da indústria, como em aspectos artísticos e turísticos. Referiu-se também às primeiras viagens da TAP e ao começo das semans culturais que na cidade de Toronto começaram a realizar-se através das quais se construíram muitas pontes de contacto.

Dra Berta Cabral depois de ter descerrado
uma pintura da sua própria pessoa,obra de Aguinaldo Garcia

Para encerrar a conferência, a Dra Berta Cabral descerrou uma pintura da sua própria pessoa oferecida pelo seu autor Aguinaldo Garcia com quem pousou para os fotógrafos da Comunicação social ali presentes. Seguiu-se depois um jantar de confraternização entre os convidados de honra e outros presentes.

À mesa do jantar a comitiva da Dra Cabral,
alguns membros da Média e outros convidados...

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007